sábado, 22 de janeiro de 2011

Entrevista com Lee Taylor



O espetáculo Policarpo Quaresma do CPT, com direção de antunes Filho, estreou no SESC SANTANA, no último dia 14-01-2011. A peça, protagonizada pelo jovem ator Lee Taylor foi um sucesso. Não foi por acaso que o simpático ator agraciou os presentes com uma interpretação impecável. A assessoria de Imprensa do Cena Norte esteve lá e, de quebra, descolou uma entrevista. Segue ai:- Quem é você?
Lee Taylor, ator.

- O que é o CPT? O CPT, Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, sob coordenação de Antunes Filho, existe desde 1982 e é o mais importante centro de formação de atores e pesquisa de linguagens teatrais da América Latina.

- Como o CPT pode influenciar o “mundo do teatro” atual, no âmbito paulista, ou quem sabe no nível de política de cultura?
O CPT, há quase 3 décadas, é a principal referência do teatro brasileiro, não só pela ampliação e inter-relação de conceitos na formação de atores, mas sobretudo, pela importância das obras produzidas, que figuram entre as mais importantes do teatro mundial, formando ao longo desses anos centenas de jovens artistas e trazendo ao palco sempre grandes autores como: Mario de Andrade, Nelson Rodrigues, William Shakespeare, Guimarães Rosa, Jorge Andrade, Eurípedes, Sófocles, Ariano Suassuna e Lima Barreto.

- Como é trabalhar com o Antunes?
Trabalhar durante todos esses anos ao lado de Antunes está além do fazer teatral, é ter a honra de partilhar dos pensamentos, da criação e da inquietação de um artista único que se dedica diariamente ao sacerdócio de revelar o significado espiritual da arte. 


- Como você acha que teatro e educação podem se relacionar no sentido da formação escolar dos jovens, principalmente nas escolas públicas?
Educação e arte é como corpo e espírito. O teatro e a arte em geral não fazem parte da formação escolar, que é limitada e objetiva, mas sim da formação do indivíduo, que é ilimitada e subjetiva. O teatro deveria suprir essa carência da escola tornando a formação do jovem mais completa. Facilitando, por exemplo, o acesso a grandes obras que na sala de aula para muitos é uma obrigação e na sala de ensaio virariam um prazer.

- Deixe um recado para o pessoal do Movimento Cena Norte.
Parabéns pelo belíssimo projeto, é com iniciativas assim que podemos avançar na difusão de arte e cultura e suprir a nossa carência espiritual.

Lee, o Cena Norte agradece pela paciência e pelas belas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário