quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Rosângela Spaziani - (In)Senso: envolvendo você - Na trilha cigana - Instrumentos

Na trilha cigana- Instrumentos

Pandeiro


É encantador assistir a uma apresentação de dança cigana com seus trajes coloridos e seus instrumentos alegres e vibrantes.

A intensidade com que se dança esse gênero, não deixa dúvidas que a dança cigana só pode ser expressa através da alma.

Dançar a alegria ou a tristeza é libertador. Quando, às vezes, dançamos uma melodia triste, logo após nos sentimos mais fortes e até regenerados. Já, quando a melodia é alegre e expansiva, nos sentimos vivos e latentes.

A dança cigana é rica em movimentos e instrumentos, e um dos mais conhecidos, quando se fala dessa dança, é o pandeiro. A figura da cigana com pandeiro é quase como um símbolo desse grupo étnico.

1


Diz-se que o pandeiro traz a alegria como se fosse um sol, pois geralmente ele é enfeitado com fitas coloridas que simbolizam seus raios emanando vida, luz e levando aconchego.

O som e o movimento vindos dele têm grande influência na harmonização do corpo e mente, pois sabe-se que a percussão é um elo poderoso entre o homem e sua própria consciência, assim como entre o homem e a divindade. A cadência das batidas remete a estímulos emocionais e espirituais.

Não se sabe ao certo a procedência das danças que têm o pandeiro como principal instrumento, ele é muito antigo e sempre se observou seu uso em rituais religiosos, festas e vários tipos de comemorações.

Na cultura cigana é comum perfumar as fitas do pandeiro antes de tocá-lo, para a proteção de quem o tocará e para distribuir suas energias positivas.


Dica terapêutica

Pode parecer complicado, mas não é: tente seguir uma música com o pandeiro e procure batê-lo no ombro, mão, cintura e até tornozelo, sem sair do ritmo, além de divertido, é um grande exercício aeróbico e de coordenação motora!!!

2

Toque astral

O pandeiro é um instrumento ritualístico e pode ser usado para energizar, harmonizar, desbloquear e direcionar as energias de sua casa. Passe uma essência que goste nas fitas e depois vá chacoalhando por todos os cômodos; o pandeiro tem o poder de movimentar o que estiver estagnado.

3

Bar Lachi (boa sorte)!

[1] Imagem disponível no Google - acesso em 03-jul-15
[2] Imagem disponível no Google - acesso em 03-jul-15
[3] Imagem disponível no Google - acesso em 03-jul-15

Rosângela Spaziani é formada em Engenharia, o que lhe deu abertura para os primeiros estudos em Astrologia e, posteriormente em: Numerologia, Tarologia, Feng Shui, Aromaterapia, integrando a essas práticas a Dança como instrumento psicossocial.

Liberdade, inclusão e diversidade são valores distintos: 
o Cena Norte apoia a expressão, entretanto não se responsabiliza pelas ideias de cada artista veiculadas nos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário