quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jamir Nogueira - Cultura na Cena Norte - Saraus na Cena Norte



Saraus na Cena Norte

Sarau é um encontro de amigos onde as pessoas expressam sua arte ou apenas apreciam as apresentações.
Os saraus são uma das principais ações culturais que acontecem pela cidade. No palco diversos artistas com diferentes artes dão oportunidade a todos do contato com a diversidade cultural.
No “palco” – que pode ser tanto o de um teatro, como um tablado mais alto num boteco - as pessoas comuns tem espaço e liberdade para se expressarem. Serem ao mesmo tempo a plateia e o artista principal...
Repente, rock, rap, causos, funk, mpb, dança, teatro, samba, orquestra, ginástica artística, forró, palhaços, poesia, pintura...

Tem de tudo: todas as tribos, 
todos os ritmos, todas as artes!

Além do lado zen, de poder ser o todo: o palco, a inspiração, a arte e a plateia, os saraus permitem a convivência para a compreensão e coexistência.
Na Zona Norte temos vários saraus, de variados tons, cores e sons acontecendo. “Se liga e cola num deles”.

Eis alguns:

Sarau do Jaça (CEU Jaçanã, Rua Mário Lago, 46 – Jardim Guapira, 3397.3977) – Nos segundos sábados de cada mês, das 18 às 20h, acontece há 7 anos no CEU Jaçanã. Todas as artes.

Sarau da Casa de Cultura Tremembé (Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé, 2991.4291) – Nos últimos sábados de cada mês, das 17 às 19h. É o mais longevo da região. Todas as artes.

Sarau Lítero-Musical (Biblioteca Nuto Sant’Anna, Praça Tenório de Aguiar, 32 – Santana, 2973.0072) -  Nas últimas sextas de cada mês, das 14 às 17h. Tem um tema a cada edição.

Sarau da Maria  (locais variados na Vila Maria) – Bimestral. Acontece em sábados, das 19 às 24h. Por ser em bares ou clubes, tem cerveja e porções e presença de mais de 200 pessoas em cada edição...

Saraus do CICAS (Avenida do Poeta, 740 - Jardim Julieta, 2306-7976 ) Neste espaço cultural libertário acontecem várias ações, dentre elas o Sarau Musicado Clã, Sarau do Meio do Mundo. “Devezenquandonal”, em finais de semana.

Sarau da Camarilha (variados espaços) Já aconteceu no Teatro ECO, no Sesc Santana, no CEU Jaçanã... É um sarau mochileiro, também de qualidade sideral: passagens de cometa, energia de meteoro, brilho estelar. Os astros dos saraus e os astrônomos estão sempre à sua espera.

Outras ações:

Sarau Engenhoca do Rube – Terá sua primeira edição na Praça N. Sra dos Prazeres, na estação Parada Inglesa do Metro, no dia 05 de julho, das 12 às 20h. Multiartístico também. Tem futuro esse garoto!

Roda de Samba Paulista (Casa de Cultura Brasilândia, Praça Benedita Cavalheiro, s/nº, 3922.9123) – Bandeira do Samba, levantada por Fernando Ripol e outros sambistas da ZN e convidados.

Sarau da Casa dos Cordéis – (Av. Torres Tibagy, 90 - Gopouva – Guarulhos, 9.9780.0958). Os saraus literário-musicais, são realizados nos últimos domingos, à partir das 16h, com a participação de poetas, artistas de teatro, dançarinas, músicos. Fica na cidade vizinha, colado na ZN. Foi incluído pela especificidade de defender as culturas tradicionais.

Estes são alguns. Existem muitos outros.
Quem puder envie email para cenanorte@gmail.com e atualizaremos esta postagem com informações dos saraus em atividade da área de abrangência do Fórum Cultural Cena Norte: aproximadamente do Parque Novo Mundo até a Cachoeirinha.

Conhecer para compreender !

Jamir Candido Nogueira é Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, com formação em História e Pedagogia.
Compõe desde 2009 a equipe de Gestão do CEU Jaçanã, na Zona Norte da cidade de São Paulo, trabalhando numa concepção de que arte, educação, esporte e cidadania fazem parte de um “currículo ampliado” para a formação integral do ser humano.
Defende que a multiplicidade de artes e linguagens integra um dos baluartes da concepção do CEU: oferecimento da diversidade cultural como forma de conhecimento e compreensão do outro.
Participou de exposições e teve trabalhos publicados como poeta e fotógrafo. É frequentador de Saraus da cidade de São Paulo, além de ser um dos articuladores do Cena Norte - Fórum de Cultura da Zona Norte.


Liberdade, inclusão e diversidade são valores distintos: 
o Cena Norte apoia a expressão, entretanto não se responsabiliza pelas ideias de cada artista veiculadas nos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário