quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jussara Alves - Terceiro Sinal - Cia Tongos é a entrevistada


Cia Tongos é a entrevistada


A coluna Terceiro Sinal* é um espaço de entrevistas com os artistas que foram e estão envolvidos com o movimento Cena Norte, apresentando sua trajetória, curiosidades e sua arte.
*O Terceiro Sinal é usado no teatro para indicar que O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR!

Cia Tongos de Teatro
Com 4 anos de existência, contando com um local fixo para ensaios, a Cia Tongos é um grupo de teatro amador que "surgiu da vontade e do gosto de fazer teatro", conta Elis, uma das integrantes. A trajetória do grupo já apresenta várias montagens, algumas exclusivas para o evento multiartístivo "Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes".
"O grupo é cíclico, entre e sai muita gente, mas quem chega vem com esse carinho e vontade de realizar um trabalho." Hoje o grupo é formado por: Elis Alves, Giovana Boin, Matheus Rampazzo e Well Graça, na direção de Liliane Alves que "é sem dúvida quem mais contribui para a existência da Cia".


Montagens já realizadas:

Dando vida as palavras - Tratava-se de cenas curtas baseadas em obras de Luiz Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e Ian Noppeney.


Cantando na rua - Seleção de músicas que eram cantadas em alguns pontos da cidade, como MASP e Centro Cultural Vergueiro.


Como cão e gato - Cena curta de Vilma Schiante, escrita para participação e apresentação no Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes de 2013. Montagem divertida que tinha como diferencial um cão um gato personificados.


E foi assim que aconteceu - Peça escrita por alguns integrantes do próprio grupo, inspirada na canção "Eduardo e Mônica", de Renato Russo.


Da banda de lá ou de cá - Cena curta de Vilma Schiante, escrita para nos apresentarmos no Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes de 2014, inspirada na música "A banda", de Chico Buarque.



"Teatro é a arte do coletivo... é a conexão com o outro. É se soltar das amarras sociais. 
A arte teatral como liberdade e união." 



--- Além da interpretação e dramaturgia, vocês também montam musicais. Como produzem seus espetáculos?
"O canto veio com a gente desde o início, uma vez que a maioria dos integrantes da primeira formação do Tongos veio da escola Waldorf, onde a arte e a música são muito trabalhadas. Com isso a confecção de cenário e figurinos também não foram difíceis. Sempre sentamos e pensamos juntos como será, o que terá em cada cena e como é a roupa de cada personagem, com isso, cada um vê se tem algo que pode compor a cena, seu personagem ou do outro. Temos poucos recursos de luz em nosso espaço, mas nos viramos bem com eles. E quanto ao som, procuramos usar ao máximo nosso próprio corpo e voz para fazê-los."

--- Qual a linha de estudo/metodologia da Cia?

"Não seguimos uma linha específica e sim 'uma boa mistura' de praticamente tudo, o que nos proporciona conhecer e explorar muitas áreas teatrais.

--- Tongos?
O nome original e criativo "Tongos", origina-se da palavra "tchongo" e surgiu de uma brincadeira entre os participantes.

Participando pela terceiro ano consecutivo do evento multiartístico do Cena Norte, a Cia Tongos já está ensaiando para mais uma apresentação, com muito trabalho, música e alegria! Não percam!

Jussara Alves é formada em Psicologia e Teatro. Atua como Articuladora Social no Programa Redes Sociais do Senac Santana. Gosta de clown, grafite, quadrinhos e crochê.

Liberdade, inclusão e diversidade são valores distintos: 
o Cena Norte apoia a expressão, entretanto não se responsabiliza pelas ideias de cada artista veiculadas nos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário